No final de 2021, a Pamesa adquiriu a totalidade do Grupo Azuliber. Não foi o primeiro nem o último. E muito mais por vir.
Gupo Pamesa é o segundo maior produto cerâmico do mundo. Em um setor com muita concorrência e com países emergentes apertando com preços muito agressivos.
O monopólio é o modelo de negócio por excelência. Tem sido assim há muito tempo em muitos setores, e está ficando claro que também será no mercado de ladrilhos.
Para dar alguns exemplos; no setor de decoração de casa há Ikea, em esportes, Decathlon. Em alimentos, já são poucos os mercados de varejo, absorvidos por marcas como Carrefour, Lidel, Mercadona. Em eletrônica... Mediamarkt.
E em cerâmica, Grupo Pamesa.
A nível macro, esta é certamente uma boa notícia para a Espanha. Uma marca com poder no setor em todo o mundo.
Embora para o consumidor acreditemos que não seja tão positivo.
A diferença entre a aquisição da Azuliber e a de outras fábricas de telhas , é que a Azuliber era um grupo com muito potencial, que vem crescendo nos últimos anos com a aquisição de pequenas fábricas de telhas.
Como a compra da Azuliber pela Pamesa poderia influenciar?
< p>Por um lado, poucas empresas eram tão confiáveis quanto a Azuliber na disponibilidade de materiais e prazos de entrega.Era uma fábrica que funcionava como um relógio. Ao contrário da Pamesa, que com o volume de produção e o número de submarcas e clientes a atender, sua confiabilidade deixa muito a desejar nesse quesito.
A Azuliber tinha um tipo de produto, de alta qualidade por pelo jeito, muito diferente do que encontramos na maioria dos catálogos de azulejos. Com uma grande variedade de porcelanatos rústicos ao ar livre. Um tipo de produto que ainda mantém seu mercado.
Embora a Pamesa tenha realocado alguns de seus modelos de porcelanato para uma nova marca, não é absurdo pensar que no futuro eles usarão esses recursos para fornecer seus mais fortes marcas e ter um maior volume de estoque nos modelos mais comerciais.
Do nosso ponto de vista, o fato de uma única empresa assumir um setor quase nunca é positivo.
A alguns anos atrás foi interessante fazer parte do grupo, contando pelo menos com uma de suas marcas. Eles sempre foram marcas competitivas em preço.
No entanto, agora é essencial e não mais interessante. E o fato é que se você não trabalha com pelo menos uma das marcas do grupo, vai faltar modelos na sua loja.
Já não é fácil manter um portfólio variado de produtos sem passar pela Pamesa, e mais difícil será em um futuro muito, muito próximo.
Quando alguém tem quase todo o domínio, tem o poder de impor suas condições, com pouca margem de manobra para os outros .
O Grupo Está presente em mais de 150 países, e suas marcas são: Pamesa, Navarti, Prissmacer, Geotiles, Ecoceramic e Tau.
Recentemente, com a compra do antiga Azuliber, a marca Mythage foi criada.< /p>
Nossos clientes confiam em nós
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades